terça-feira, 13 de abril de 2010


VOTO: NO PASSADO RECLAMOU-SE O DIREITO, HOJE RECLAMA-SE DO DIREITO.
Quantas lutas foram travadas no passado para que nós hoje tivessemos o direito ao voto, dentre outros tantos? Aqui mesmo no Brasil, não faz muito tempo, homens e mulheres morreram , foram torturados para assegurar direitos e garantias individuais e coletivas que hoje são usufruidas por nossa geração e serão pelas que estão por vir. Dentre esses direitos está o de escolher seus representantes por meio do voto direto e secreto com valor igual para todos, direito este que durante muitos séculos foi negado aos negros, as mulheres e, não faz muito tempo, durante a ditadura militar foi negado aos brasileiros de um modo geral e hoje, vemos tantos brasileiros reclamando do fato de ter que votar, por julgar que todo político é corrupto e que todos visam meramente satisfazer interesses pessoais em detrimento do bem estar da população. NÃO ACREDITO NISSO!!! Acredito que existam homens e mulheres de bem que desejam construir uma sociedade mais justa para todos os brasileiros. Homens e mulheres como aqueles que sofreram torturados pela ditadura, mortos por ela. Muitos dos que participaram deste movimento, da luta pela democracia e resistiram a tanta violência ainda estão entre nós e nos últimos anos, com a mesma força e com o mesmo ideal daquela época, estão mudando a cara do nosso país, invertendo prioridades, cuidando dos mais pobres, cuidando da economia, investindo na educação, assim como também há aqueles que realmente não tem e nunca terão a menor preocupação com o povo ou com o país. Estes nós os conhecemos bem e durante anos e anos estiveram à frente das diversas instâncias do poder, nas esferas: federal, estadual e municipal.
No entanto, não podemos abrir mão de um direito tão importante quanto o voto, até por que se muitos dos corruptos assumem cargos e neles permanecem por mandatos consecutivos devemos nos lembrar que nós os colocamos lá e temos o direito de tirá-los, assim como também temos o direito e o poder de colocar pessoas comprometidas com o povo, comprometidas com a democracia e com a honestidade.
Assim, antes de jogar fora seu direito de decidir o país que você terá durante os próximos quatro anos lembre-se de quantos morreram para que hoje detivéssemos esse poder e lembre-se também que mesmos quando não tivermos mais pessoas que participaram diretamente desse movimento da luta pela democracia, sementes foram plantadas e estão germinando. Muitos tomaram para si a responsabilidade de prosseguir com essa luta que ainda não chegou ao fim, temos muito à avançar para construir-mos o mundo idealizado por muitos no passado e almejado também por nós hoje.

Um comentário:

  1. O direito de sonhar ninguem tira e odireito de vlutar é uma opção eu e vc fez ela. como é bom quando se enteresamos pela opinião da outra pessoa!

    ResponderExcluir