domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carnaval do Recife

Eita, com a realização do Baile Municipal já estou em ritmo de carnaval, e por isso já quero falar sobre o assunto.
Sou uma apaixonada pelo Recife e suas histórias. O Carnaval é apenas um dos muitos capítulos que fazem a história de nossa gente. Gosto do jeito como o nosso carnaval vem sendo cuidado nos últimos anos e encho a boca pra dizer que o nosso carnaval é multicultural, sem preconceitos, nem com os nossos artistas tampouco com os artistas de fora.
Gosto do fato de ter no carnaval tantos rítmos pernambucanos sendo valorizados da mesma forma como são convidados pra fazer parte dessa festa outros que não são daqui mas são igualmente artistas de qualidade e que o brasileiro gosta e nós somos brasileiros, não é mesmo?
Nunca nossa cultura foi tão respeitada, exaltada e valorizada.
Antes, os grandes artistas daqui ou de fora apresentávam-se apenas em grandes Pólos no centro do Recife. Hoje, porém, os artistas vão até as comunidades, nos subúrbios, nos morros e fazem lá sua festa. É de fato uma festa para todos, diferente do formato de 12 anos atrás onde existia cordão de isolamento na beira-mar de Boa Viagem e os moradores das comunidades precisavam se deslocar se quisessem usufruir da programação "especial" do carnaval.
Além disso, a Prefeitura do Recife vem dando apoio a vários blocos e o resultado tem sido positivo. Em todos os pólos há apresentações de personagens do nosso carnaval com "O boi", "O urso" e "A la ursa" e a contrapartida da população é a alegria e a irreverência próprios dessa gente, que como diz Lenine, só quer crescer e ser Feliz. Quando penso nisso, penso também em outros avanços e conquistas que tivemos e o quanto isso incomoda, mas por outro lado penso também que o povo hoje já consegue discernir o que é bom.
Ao mesmo tempo em que fico alerta sobre a possibilidade de ver esse trabalho ir por água abaixo sou confortada pelo fato de que o povo já sabe o que quer, eu sei o que eu quero. Não quero voltar, quero continuar avançando.

Viva ao Carnaval melhor do meu Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário