sábado, 23 de janeiro de 2010

4ª Conferência da Cidade

Antes mesmo de voltar de férias ( e já voltando) fui intimada a participar desta conferência, não vou mentir: à princípio não me animei não, por vários motivos, inclusive o fato de não estar afim de passar todo o final de semana debatendo, sem ter nem um "esquente"após as férias, sem nem um vinhozinho tinto (fala sério)...rsrsrsrs. No entanto já que NÃO me pronunciei contrária a minha ida, assumi o compromisso e fui. Apesar de inicialmente não me interessar em participar, não troco a minha participação efetiva por o de nenhum outro que ( pra se exibir) cobraram o comprometimento e a participação dos demais e, no entanto, passaram o primeiro e segundo dia de conferência, fumando e fuxicando nos corredores. Mas, até aí nenhuma surpresa: "normal". Fiquei num grupo que trataria do eixo: RELAÇÃO ENTRE OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS E A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO. Pessoas de vários setores do governo municipal e sociedade civil debatendo os diversos programas governamentais, suas teorias e suas práticas, um debate até interessante, logo eu que à princípio não estava muito animada com o que ia encontrar entrei no debate e fomos embora. De tudo que foi discutido uma me "intrigou" em especial. Sabe aquelas onças??? pintadas??? Veio alegar que o Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife, não deliberava porcaria nenhuma, que era um bando de liderança que pegava uns bestas pra usar como bucha de canhão e levava para votar em coisas que já estavam garantidas. tive que contar até 1000, contei. Mas calada não podia ficar. Quando me inscrevi para responder a criatura se retirou com o argumento de que tinha uma bronca pra resolver ( deve ser aquelas broncas que os desqualificados usam para se esquivar da resposta merecida) Lamentei de público a ausência da criatura e não deixei de responder a altura e deixei claro, como o faço agora aqui, que defendi não por fazer parte dele, mas por acreditar e vivenciar um modelo de gestão que tá mudando a vida das pessoas e vem invertendo prioridades, que não se trata de pseudo-participação não, a população elege de fato as prioridades e elas se concretizam. Nunca é demais dizer que a criatura que falou tamanha bobagem é a mesma que todos os anos mobiliza gente pra participar das plenárias e já viu a execução de diversas ações priorizadas no OP. Ai, ai, ai...dai-me paciência. Pior que isso foi ver um bando de gente que faz participação popular diariamente e conhece a realidade dos fatos ficar calado diante disso. Com algumas excessões, claro. Mas faz parte...
Ah! já ia esquecendo: Um grupo, do início ao fim, tentando convencer-nos, com a sutileza de um elefante, a lançar e votar uma proposta que colocaria esse segmento como a instância de discussão e deliberação das políticas governamentais, como o PAC e MCMV dentre outros... Bom, resumindo, pois estou cansada, a discussão cuminou em várias propostas que serão discutidas e votadas amanhã. Vamos ver no que isso vai dar, venho contar depois as novidades e quaisquer coisas que por ventura tenha esquecido...boa noite. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário