quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bloco das Flores - 90 anos

Recife, como sempre palco de grandes artistas, comemora neste carnaval os noventa anos do Bloco das Flores. Fundado em 1920, o Bloco já espalhou muitas alegrias e pra quem ainda (não sei por que cargas d'água) não teve a oportunidades de ser tranportado para os antigos carnavais inebriado pelo lirismo gostoso desse bloco, seu hino e sua graciosidade, por favor ACORDE PRA JESUS minha gente e vá pro Recife antigo curtir o nosso carnaval, que diga-se de passagem está cada vez mais organizado, com uma programação mais rica, com toda a multiculturalidade que é a marca registrada do nosso carnaval, ou se preferir aproveite os PÓLOS DESCENTRALIZADOS e os PÓLOS COMUNITÁRIOS que estão espalhados pelas 6 regiões da cidade, não sendo necessários sair do seu bairro para ter acesso a um carnaval de qualidade.

História do Bloco das Flores
Na década de vinte do século passado, um grupo de músicos, compositores e carnavalescos, liderados por Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon e Raul Moraes, entre outros iniciaram uma nova categoria de frevo, sendo o Bloco das Flores o primeiro do Recife (1920). Este evento deu origem a diversas outras agremiações, consolidando tanto o ritmo frevo de bloco música, como o bloco lírico enquanto agremiação. Integrando as mulheres da classe média ao Carnaval de rua do Recife.

Em 1937, o Bloco das Flores parou de desfilar com os falecimentos de Pedro Salgado, seu principal mantenedor e Raul Moraes, compositor e diretor da orquestra. Retornou em 2000, quando foi restaurado por um grupo de intelectuais e amantes das tradições do Carnaval de Pernambuco: Francisco de Assis Maciel dos Santos, Jane Emirce de Melo, Maria dos Prazeres Oliveira de Maria, Vilma Ferreira de Oliveira, Cícero Francisco, Sílvio Roberto, Wagner Marinho, Janduhi e Aparecida Pedrosa de Melo, Luiz Francisco(Nunes) e Maria José (Zita), e Maestro Ciará.

O Bloco das Flores agrega pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Uma grande massa apaixonada pelo ritmo dolente da orquestra de pau e corda e do “coral de anjos” o acompanha. Turistas de vários recantos do país e do exterior se encantam com esta modalidade de frevo, e a presença garantida a cada ano vai aumentando e se perpetuando no deleite do frevo de bloco. É a agremiação com o maior número de frevos em sua homenagem, o seu repertório contém mais de vinte composições de autores de ontem e de hoje. Com flores, perfume, lindas canções e fantasias, a agremiação desfila com graça levando a paz do lirismo aos amantes do Carnaval de Pernambuco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário