segunda-feira, 23 de agosto de 2010

vivendo hoje

Todos nós temos metas, objetivos a serem alcançados e é muito comum, na busca incessante por essas metas abdicarmos de muitas coisas na nossa vida. Em muitos momentos abdicamos até de viver, de ser feliz. Adiamos a nossa felicidades e a condicionamos a conquista de uma determinada coisa, que pode ser um bem, um lugar, um emprego, um concurso público, etc. É claro que para alcançar muitas dessas metas precisamos de disciplina, de foco, de abdicação. Mas a disciplina requer também a boa administração do nosso tempo diante das nossas prioridades. Seu emprego é importante, uma promoção é importante, passar em um concurso é importante.E nossa família, nossa saúde, nossos filhos? também não são? - Até mais! - Você deve ter respondido. Mas quantas vezes deixamos de viver alguns momentos ao lado da nossa família, momentos importantes, quantas e quantas vezes nos levantamos de manhã agoniados para pegar nos livros, ou apressados para trabalhar, ou chegamos estressados com o dia de trabalho e esquecemos de dar atenção àqueles que nos esperam anciosos por carinho e afago, por uma conversa, por uma brincadeira: nossos maridos, esposas e filhos.
Há algum tempo tenho pensado nisso e tenho tentado administrar melhor meu tempo, de forma a alcançar minhas metas profissionais, materiais, mas principalmente minhas metas de mãe, de esposa, de mulher. Uma fase de vida não volta, momentos que você perde hoje não tornará a vivê-los, pode viver outros diversos ou até semelhantes, mas nunca igual.
Mas falando nos tais momentos felizes, é possível sim ser feliz nas pequenas coisas do dia, ter momentos agradáveis dentro da tua realidade atual, dentro das tuas possibilidades e até dentro das tuas limitações hoje, buscando sim melhorar cada vez mais, porém sem condicionar a tua felicidade a uma conquista específica profissional ou material. Senão, quando você chegar ao teu objetivo terá deixado de viver muitas coisas. Sem falar que nós, seres humanos, vivemos sempre em busca de algo mais e, de busca em busca, o tempo passa e você não vive. 
Dalai Lama dizia que a felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito. Por isso, busque a sua paz interior e se proporcione momentos de felicidade ao lado dos que você ama e sua escalada rumo as suas metas será bem mais amena.
Quero ter foco, quero ter determinação e quero ter discipina para alcançar os meus objetivos com alegria e não com insatisfação, impaciência ou esgotamento.
Lembrei-me agora de um filme muito bom, que sintetiza um pouco do que eu disse aqui: "click" se você ainda não assistiu, assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário